top of page
conteudo.png

MDF-e

MDF-e - Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais

Veja como gerar um MDF-e para acompanhar suas entregas.

Preenchimento 

O MDF-e deve indicar diversas informações sobre o transporte da carga. É indispensável que ele seja precedido de uma NF-e, ou diversas no caso de entregas em múltiplos endereços. Diferente da NF-e, o Manifesto de Carga ( como é conhecido ), tem um início e um encerramento e vamos ver aqui todas as ações para você gerar esse documento sempre que precisar.

Cadastros > Contatos

Cadastrar o condutor e proprietário do veículo.

O ideal é fazer o cadastro do condutor e, caso o veículo não seja próprio, cadastrar também o dono do veículo. Para isso vamos ao cadastro de contatos. 

Screenshot_1.png

Você pode cadastrar o condutor como funcionário. Mas caso seja, prestador de serviço, pode selecionar transportador ou até mesmo outros. 

Faça o cadastro normalmente inserindo o CPF, o nome o endereço completo e quaisquer outros dados como o e-mail e telefone.

No cadastro do proprietário do veículo, os passos são os mesmos para cadastrar, porém é essencial informar o número do RNTRC. Vá no painel OUTRAS INFORMAÇÕES e insira o número.

Screenshot_3.png

Inserindo dados no MDF-e 

Você vai precisar inserir dados referentes a mercadoria, o trajeto e sobre o transporte. No Sistema Aivis essas ações estão separadas em diferentes painéis para facilitar. Veja como fazer abaixo

Fiscal > Manifesto Doc. Fiscais ( MDF-e )

Painel Informações gerais

Esse painel já aparece aberto assim que você clicar em  

Screenshot_9.png

Informe se é por carga própria ou se é por um prestador de serviço e insira os dados. O campo Tipo de transportador, se informado, vai definir se alguns campos serão ou não necessários. Se for TAC, por exemplo, não poderá ser Carga Própria e vai exigir informações sobre o seguro. Tipo de Transportador pode ficar vazio.

Screenshot_4.png

Painel Informações de percurso

Aqui você vai informar o percurso e as Notas Fiscais dos produtos.

Visualize também em cartões

Screenshot_1.png

Informe os estados onde os produtos serão carregados, onde serão descarregados, assim como o percurso. Pode ter múltiplos carregamentos assim como descarregamentos.  

Screenshot_2.png

Clique em                                     

e informe as cidades.

Clique em                                       

e informe as cidades e a chave das notas vinculadas.

Screenshot_1.png

Painel Rodoviário - Veículo principal

Informe aqui os dados do veículo e do condutor.

Insira os dados solicitados e como os cadastros já foram feitos, apenas informe o condutor e o proprietário do veículo. Se o veículo pertencer ao condutor, não se faze necessário inserir os dados do proprietário. Caso não saiba a Tara (peso do veículo), busque a informação na internet para que o MDF-e fique correto. 

Screenshot_1.png

Existem ainda três painéis que podem ser utilizados: Rodoviário - Outras informações; Informações do seguro da carga; Informações adicionais. Neste tutorial, porém, eles não serão abordados pois são pouco utilizados e com informações específicas. 

Emitindo e encerrando o MDF-e 

Após salvar, o MDF-e vai estar pronto para ser emitido. Clique em            e aguarde o retorno.    

Screenshot_2.png
Screenshot_1.png
Screenshot_4.png

O procedimento é o mesmo da venda para emitir notas fiscais, ao clicar em EMITIR, vai aparecer uma confirmação, onde você também pode simular o Danfe para ver se está tudo certo e basta.

 

  clicar no botão

Para encerrar MDF-e o procedimento é semelhante clicando em               

Screenshot_5.png
Screenshot_3.png

É necessário encerrar o MDF-e indicando o local de encerramento sempre que o transporte terminar. Fique atento para que não ocorra algum impedimento na Sefaz com um MDF-e em aberto por mais de 30 dias. Para encerrar é preciso:

 

 clicar no botão

Screenshot_7.png

Para emitir o MDF-e, basta que a empresa esteja habilitada para a emissão da NF-e. Não se faz necessário qualquer outro credenciamento ou ação.

Boa dica

Desde 06/04/2020 a emissão do (MDF-e) passou a ser obrigatória nas operações intermunicipais que envolvem transportes, exceto para o estado de São Paulo.

contatos.png

Aguardamos o seu contato em um dos canais abaixo.

assinatura.png
contatos2.png
assinatura.png
bottom of page