top of page
MDF-e
MDF-e - Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais
Veja como gerar um MDF-e para acompanhar suas entregas.
Preenchimento
O MDF-e deve indicar diversas informações sobre o transporte da carga. É indispensável que ele seja precedido de uma NF-e, ou diversas no caso de entregas em múltiplos endereços. Diferente da NF-e, o Manifesto de Carga ( como é conhecido ), tem um início e um encerramento e vamos ver aqui todas as ações para você gerar esse documento sempre que precisar.
Cadastros > Contatos
Cadastrar o condutor e proprietário do veículo.
O ideal é fazer o cadastro do condutor e, caso o veículo não seja próprio, cadastrar também o dono do veículo. Para isso vamos ao cadastro de contatos.
Você pode cadastrar o condutor como funcionário. Mas caso seja, prestador de serviço, pode selecionar transportador ou até mesmo outros.
Faça o cadastro normalmente inserindo o CPF, o nome o endereço completo e quaisquer outros dados como o e-mail e telefone.
No cadastro do proprietário do veículo, os passos são os mesmos para cadastrar, porém é essencial informar o número do RNTRC. Vá no painel OUTRAS INFORMAÇÕES e insira o número.
Inserindo dados no MDF-e
Você vai precisar inserir dados referentes a mercadoria, o trajeto e sobre o transporte. No Sistema Aivis essas ações estão separadas em diferentes painéis para facilitar. Veja como fazer abaixo
Fiscal > Manifesto Doc. Fiscais ( MDF-e )
Painel Informações gerais
Esse painel já aparece aberto assim que você clicar em
Informe se é por carga própria ou se é por um prestador de serviço e insira os dados. O campo Tipo de transportador, se informado, vai definir se alguns campos serão ou não necessários. Se for TAC, por exemplo, não poderá ser Carga Própria e vai exigir informações sobre o seguro. Tipo de Transportador pode ficar vazio.
Painel Informações de percurso
Aqui você vai informar o percurso e as Notas Fiscais dos produtos.
Visualize também em cartões
Informe os estados onde os produtos serão carregados, onde serão descarregados, assim como o percurso. Pode ter múltiplos carregamentos assim como descarregamentos.
Clique em
e informe as cidades.
Clique em
e informe as cidades e a chave das notas vinculadas.
Painel Rodoviário - Veículo principal
Informe aqui os dados do veículo e do condutor.
Insira os dados solicitados e como os cadastros já foram feitos, apenas informe o condutor e o proprietário do veículo. Se o veículo pertencer ao condutor, não se faze necessário inserir os dados do proprietário. Caso não saiba a Tara (peso do veículo), busque a informação na internet para que o MDF-e fique correto.
Existem ainda três painéis que podem ser utilizados: Rodoviário - Outras informações; Informações do seguro da carga; Informações adicionais. Neste tutorial, porém, eles não serão abordados pois são pouco utilizados e com informações específicas.
Emitindo e encerrando o MDF-e
Após salvar, o MDF-e vai estar pronto para ser emitido. Clique em e aguarde o retorno.
O procedimento é o mesmo da venda para emitir notas fiscais, ao clicar em EMITIR, vai aparecer uma confirmação, onde você também pode simular o Danfe para ver se está tudo certo e basta.
clicar no botão
Para encerrar MDF-e o procedimento é semelhante clicando em
É necessário encerrar o MDF-e indicando o local de encerramento sempre que o transporte terminar. Fique atento para que não ocorra algum impedimento na Sefaz com um MDF-e em aberto por mais de 30 dias. Para encerrar é preciso:
clicar no botão
Para emitir o MDF-e, basta que a empresa esteja habilitada para a emissão da NF-e. Não se faz necessário qualquer outro credenciamento ou ação.
Boa dica
Desde 06/04/2020 a emissão do (MDF-e) passou a ser obrigatória nas operações intermunicipais que envolvem transportes, exceto para o estado de São Paulo.
Aguardamos o seu contato em um dos canais abaixo.
bottom of page