top of page
conteudo.png

Remessa

Nota de remessa

Veja como emitir uma nota fiscal de saída e entrada de remessa.

O que é uma remessa? 

Se você precisar enviar mercadorias para fazer vendas fora do seu estabelecimento, ou para oferecer um brinde ou bonificação a um cliente, ou mesmo enviar produtos para exibição em um evento como uma feira, é a nota fiscal de remessa que você vai precisar. Elas podem ser de saída, quando saem do estoque, ou de entrada, quando entram no estoque. A remessa não envolve questões fiscais ou gera parcelas no contas a receber, por exemplo, mas é fundamental nas relações entre as movimentações das mercadorias em uma empresa. 

Perfis de vendas, saídas e entradas

Primeiramente o ideal é fazer a configuração padrão da saída e entrada de remessa caso tenha.

Configurações> Vendas, saídas e entradas

Screenshot_1.png

Nas configurações da empresa, clique em Perfis de vendas, saídas e entradas.

Screenshot_1.png

Esse perfil automatiza as ações no sistema quanto a configurações para emitir as notas fiscais. Essas automações são importantes para agilizar os processos. Você pode configurar no perfil os seguintes campos: CFOP para dentro e fora do estado, o CSOSN incluindo alíquotas e outras informações, a natureza da operação e o texto adicional do contribuinte.

Screenshot_2.png

Indique qual vai ser o CFOP padrão para as remessas e deixe a indicação de sobrepor a configuração padrão de produtos. Só não deve sobrepor para vendas. 

Na aba TRIBUTOS você pode escolher qual CSOSN vai ser o padrão para saídas de remessa e caso não tenha, clique em NOVO e adicione um perfil que atenda suas necessidades. Normalmente nessas notas fiscais a indicação é para o 400 ( Não tributada pelo Simples Nacional ) ou 900 ( outros ), que possui os campos para informar as alíquotas.

Screenshot_1.png
Screenshot_3.png

Na aba OPERAÇÃO FISCAL,  você ainda pode especificar um Natureza da operação específica e um texto para entrar no rodapé da nota como informações adicionais. Como esses dados inseridos, na maioria das vezes as ações ficam automatizadas dependendo de poucos cliques para serem realizadas. Você pode copiar uma remessa de saída para uma remessa de entrada, e as configurações da nota fiscal serão aplicadas sem que exija uma ação, isso torna o processo rápido e com menos erros. 

Montando a saída de remessa

A remessa é uma nota normal, não faz referência a outras ou precisa de informações adicionais. Só precisa mesmo é que as configurações quanto as CFOP e o CSOSN estejam corretos.

Estoques> Saída de produtos

Screenshot_2.png

Informe o destinatário  e os produtos. É muito semelhante a criação de uma venda.

Screenshot_1.png

Informando CFOP e o CSOSN

Importante lembrar que só é necessário fazer essas configurações, caso algum dado seja diferente da configuração padrão, inserida no Perfil de vendas, saídas e entradas.

Se for necessário alterar o CFOP ou o CSOSN, clique no botão com o número da linha e faça a alteração necessária.

Screenshot_2.png
Screenshot_1.png

Com todos os dados inseridos, você já pode salvar. 

Screenshot_10.png

Emitindo a nota fiscal de remessa

Com a remessa salva, conclua em CONCLUIR e depois é só emitir a nota fiscal.

Screenshot_2.png

Agora clique em EMITIR e confirmar na sequência.

Screenshot_3.png

Você pode conferir o Danfe sempre que necessário mesmo antes de emitir a nota fiscal. Não dixe de conferir os dados relativos ao CFOP e ao CSOSN.

Você vai encontrar esse botão sempre que for emitir uma nota fiscal. Clique para simular o Danfe.

Screenshot_2.png

Pode simular também durante a criação da remessa.

Screenshot_1.png

Imprimindo ou enviando o Danfe

Screenshot_1.png

Com o retorno da Secretaria da fazenda, é hora de imprimir ou enviar o Danfe e o XML para o e-mail do contato. Importante lembrar que você pode ter acesso aos seus documentos sempre que necessitar, assim como pode criar cópias e diversas ações para agilizar os seus processos. As saídas de remessa seguem a sequência normal da nota fiscal. Elas serão inclusas no lote gerado para o contador. Você não precisa salvar as notas fiscais no seu computador, até mesmo pela dificuldade organizar depois de um longo período. Todas as notas ficam armazenadas no Sistema Aivis.

Tanto as saídas como as entradas utilizam os mesmo procedimentos. Os exemplos foram feitos para uma saída por ela ser mais comum, mas se precisar fazer uma entrada é só escolher Entrada de produtos.

Boa dica

Emita a nota fiscal de remessa sempre que for necessário, principalmente para acompanhar mercadorias durante o transporte evitando assim possíveis problemas com a fiscalização. 

contatos.png

Aguardamos o seu contato em um dos canais abaixo.

assinatura.png
contatos2.png
assinatura.png
bottom of page