Confira algumas dicas infalíveis para você vender mais no instagram.
Lançado em 2010 e posteriormente adquirido por Mark Zuckerberg, o Instagram é, hoje em dia, utilizado por milhares de empresas em todo mundo em suas estratégias de marketing e vendas. Contando com mais de 1 bilhão de contas ativas, o Instagram possui hoje, mais de 15 milhões de contas comerciais.
O Instagram vem liderando as pesquisas entre as plataformas que mais trazem engajamento entre marca e cliente.
Através das ferramentas estratégicas para vendas que disponibiliza, o Instagram vem obtendo um aumento considerável de usuários à procura de divulgar suas marcas e produtos, transformando a rede social em uma loja lucrativa e um bom canal de vendas online.
Com a pandemia e a necessidade do isolamento social, o Instagram foi a principal rede social de comunicação entre as pessoas, pois possibilitou a utilização de suas ferramentas não apenas para o entretenimento, mas também para venda de conteúdos e produtos divulgados através de lives, stories, instagram, ads, dentre outras.
Separamos para você 5 dicas infalíveis para começar seu negócio online de forma simples e barata, através desta rede social que vem crescendo e inovando mais a cada dia em todo o mundo.
1 - Conta comercial
Se você está entrando agora no Instagram e pretende utilizar a rede para divulgar sua marca e realizar vendas, você deve classificar sua conta como profissional, assim poderá utilizar as ferramentas para vendas do Instagram e garantir um maior resultado para o seu negócio.
Caso você já tenha uma conta comercial no Instagram, certifique-se de que a mesma está qualificada como tal. Para isso, basta ir até as configurações de perfil, clicar em “conta”, e selecionar “mudar para conta profissional”, depois escolha “empresa” e defina o perfil do seu negócio, mas não se esqueça de conferir se o seu perfil está público, caso contrário, deverá selecionar esta opção.
Com um perfil profissional, você poderá utilizar diversas ferramentas para a divulgação dos seus produtos, como o Shoppable Posts, lançado neste ano e que facilita a marcação e a compra de produto diretamente do Instagram, o Curalate Like2Buy, que possibilita comprar nas imagens da própria rede social, dentre outras que fazem toda a diferença no engajamento com o cliente e na agilidade das vendas.
Como essas ferramentas não estão disponíveis para perfil particular, certifique-se ao criar sua conta ou transforma-la em comercial se esses passos foram seguidos e se você conseguiu cadastrar a conta como profissional e pública. Assim, você gozará de maiores facilidades e ferramentas para divulgar seus produtos, alcançando mais pessoas e aumentando suas vendas.
Você não pode esquecer na hora de montar seu perfil comercial de colocar um link de acesso a sua loja virtual ou ao WhatsApp de vendas na Bio do seu perfil, de especificar o tipo de produto ou serviço que você vende e como eles podem ajudar quem os adquire.
2 - Garanta as melhores fotos dos seu produtos
Como dissemos a princípio, o Instagram foi desenvolvido para ser uma rede social de postagem de fotos, mas devido ao altíssimo acesso, acabou tornando-se um dos maiores canais de venda e divulgação online.
Assim, se você quer aumentar suas vendas no Instagram, poste as melhores fotos dos seus produtos. Invista em fotos que despertem o desejo de consumo nos seus clientes e mantenha-os interagindo com sua página.
Claro que é muito importante que as fotos realmente representem o produto para que não haja reclamações e devolução das vendas. Assim, evite usar filtros para alterar as cores originais do produto e seja sempre honesto com o consumidor.
3 - Planeje suas publicações
É muito importante que você mantenha publicações constantes em seu Instagram para que haja, assim, maior interação com seus clientes e mais visibilidade de sua marca.
Com isso, seria bem interessante planejar suas publicações e a forma de conteúdo que será apresentado junto com a divulgação dos seus produtos ou serviços.
É importante também trabalhar com diversos conteúdos que despertem o interesse de seus clientes e sejam ligados ao seu ramo de negócio e público alvo, isso irá possibilitar um maior compartilhamento, seu perfil será mais acessado e sua marca mais vista.
Planeje uma estratégia para sua rede social que possibilite o alcance dos resultados esperados. Pesquise as redes dos concorrentes, veja o que tem de novo no mercado, as estratégias mais utilizadas, os melhores horários para suas publicações e trace a sua trajetória de alavancagem de negócio.
Não se esqueça de que o Instagram não é uma rede social para postagens de conteúdos longos. Invista nas lives, vídeos, stories, Instagram Adds e todas as ferramentas que irão possibilitar um alcance maior de pessoas interessadas no seu produto ou serviço.
4 - Busque seu público alvo
É muito importante ao ter uma conta comercial no Instagram, que você consiga estabelecer e identificar o seu público alvo. Desta forma, você conseguirá atrair o público certo para sua rede social e angariar novos clientes.
Mas como posso fazer isso? Apesar de hoje, no mercado, encontrarmos diversas ferramentas de automação para o Instagram, é muito importante salientar que, ao ter uma loja nas redes sociais, o que importa não é a quantidade de pessoas que te seguem, mas sim a qualidade e o engajamento dessas com seu produto ou serviço, isso que fará a diferença para que você consiga alcançar os resultados pretendidos.
É de extrema importância que se estabeleça uma persona para sua empresa, aquele cliente imaginário que possui todas as características do seu público em potencial. Com esse definição, realize uma busca na rede social por aquelas pessoas que possuem um perfil parecido e portanto, maior probabilidade de se interessar pelo seu conteúdo e se tornar um futuro cliente.
Com seus conteúdos mais direcionados, você conseguirá realizar mais fechamentos de metas e vendas. O direcionamento correto dos conteúdos de sua rede social para possíveis clientes em potencial, com certeza trará crescimento para seu negócio e tornará sua rede social muito mais produtiva, seguida e compartilhada.
5 - Faça parcerias e ofertas exclusivas para os seus clientes
Uma ótima forma de divulgar sua marca no Instagram e conseguir seguidores qualificados que se interessem pelo seu produto, é através de parcerias com influenciadores digitais que são seguidos pelos seus clientes em potencial.
Assim, será necessário que você realize uma pesquisa nas redes e interaja com esses influencers que trabalham com seu tipo de produto. Uma ótima ferramenta que irá te ajudas a achar estes influencers é a Buzzsumo.
Os influenciadores digitais já possuem um público engajado o que aumentara com certeza suas vendas e a visibilidade de sua marca.
Outra ótima forma de garantir o engajamento de seus clientes no Instagram é oferecendo descontos exclusivos e por tempo limitado. Seus clientes, com certeza irão aproveitar esta oportunidade e ainda te ajudar na divulgação das ofertas.
O Instagram é uma excelente ferramenta de vendas online, contando com diversas funções que irão facilitar suas vendas, aumentar sua clientela e a visibilidade de sua marca, mas para isso, é necessário que você aprenda a utilizá-lo da melhor forma, para alcançar seus resultados e tirar o melhor proveito possível.
Com as nossas dicas e um bom planejamento de sua rede, com certeza você irá obter um excelente impulsionamento de seu negócio online.
Contudo, aumentando as vendas e com o crescimento do seu negócio, uma ferramenta de gestão online torna-se imprescindível para organizar e controlar sua loja, como também emitir notas fiscais de fora automatizada e rápida.
Com o Sistema Aivis sua loja contará com a integração de todos os setores do seu negócio, como o estoque, financeiro, PDV, emissão de notas fiscais, além de poder realizar orçamentos e emitir boletos, acabando de vez com os sustos e imprevistos da falta de gestão.
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