Passada a época das compras de presentes, vem o período de trocas, e tempo também de promoções. Hora de aproveitar e preparar sua equipe.
É importante conscientizar seus funcionários do momento, para que todos contribuam no empenho visando aumentar as vendas e conquistar mais clientes.
Quais produtos?
Prepare as promoções. Faça uma análise para saber quais produtos não tiveram muita saída, determinando se devem entrar na promoção neste período e de quanto serão os descontos. É importante ter total controle do estoque afinal, vender mais com desconto, não significa ter um lucro significativo. Dependendo do produto ou das suas próximas ações, pode ser interessante limpar o estoque. Se programe e aproveite o período das trocas.
Essa tarefa porém, pode não ser tão simples de ser realizada, mas utilizar um bom programa de gestão, vai fazer toda a diferença. Com seu auxílio é possível fazer análises das vendas nos últimos meses, entender suas margens, quais produtos têm em estoque com as piores rotatividades e qual tipo de público consome seus produtos. Assim, de forma prática, você consegue determinar qual o público que deseja atingir, definir quais produtos serão ofertados e qual será o valor do desconto.
Importante também que os funcionários saibam exatamente quais são os produtos da promoção, como vendê-los ao consumidor que não procuram por eles, além de oferecer um atendimento de qualidade.
Atendimento
Instrua seus funcionários a sempre receber os clientes com um sorriso no rosto, acompanhado de um cumprimento agradável é claro. Muitas vezes a pessoa que vai apenas fazer uma simples troca, acaba levando um produto mais caro ou aproveita as promoções e compra outros. Existe também o consumidor que deixou para fazer as compras de natal após as festas.
Se o cliente anunciar a vontade de uma troca, seja prestativo, mostre todas as opções possíveis, sugira combinações. E se houve apenas a troca não desanime, cliente bem atendido volta e se torna a melhor propaganda.
Cuidado
De acordo com o CDC (Código de Defesa do Consumidor) em lojas físicas, se o produto estiver em perfeitas condições (sem qualquer defeito), não há obrigatoriedade de troca. No caso de compras pela internet, telefone ou catálogos, tem-se o chamado Direito de Arrependimento, que é a possibilidade de o consumidor desistir da compra em até sete dias após o recebimento do produto, sem necessidade de justificativa.
Lembrando que produtos com defeito tem outras regras, a empresa deve reparar o dano da mercadoria. Mas a troca do produto em perfeito estado deve ser observada como uma oportunidade de conquistar novos clientes e até mesmo aumentar as vendas. Então é hora de aproveitar e preparar sua equipe.
Gestão e controle
O sucesso de seu empreendimento está relacionado ao planejamento, bom atendimento e a boa gestão. O Aivis é um sistema de gestão e emissão de notas fiscais em nuvem, fácil e eficiente.
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