• Mauricio

Benefícios do Fluxo de Caixa para o seu negócio

Atualizado: Jan 7

Veja a importância em utilizar o Fluxo de Caixa, mesmo em empresas pequenas ou individuais.



Já ouviu falar em Fluxo de caixa? Você sabe o que é? O Fluxo de Caixa é uma ferramenta que possibilita o registro das informações financeiras de entradas e saídas de sua empresa por um período determinado. O objetivo dessa ferramenta é apurar e projetar o saldo disponível para que exista sempre capital de giro, seja para aplicações ou eventuais gastos.



O controle de receitas (entradas) e despesas (saídas) de um negócio, permite que o empresário consiga ver com mais clareza como vai a saúde financeira de seu negócio.


Tenha uma visão realista:


  • Dos lucros;

  • Excesso de gastos em determinada área ou até mesmo se há gastos desnecessários;

  • Saber se as contas vão ser quitadas no prazo determinado;

  • Se está operando com folga ou dificuldade financeira, auxiliando também em saber se é o momento de um ajuste de preços ou quem sabe de realizar promoções, entre outras decisões. Permitindo atitudes mais assertivas.


Devemos implantar o Fluxo de Caixa o quanto antes e não importa o tamanho da empresa, mesmo se estiver no início das atividades. É necessário criar uma rotina para inserir os dados e ter a disciplina de não deixar nada de fora. O empresário deve avaliar os dados diariamente e por períodos semanais, mensais e anuais. Isso vai possibilitar um bom entendimento do fluxo financeiro do negócio para a tomada de decisões tanto no presente como para o futuro.  


Essa é uma ferramenta de suma importância para que o empresário faça seu negócio decolar, analisando-o periodicamente e tomando as melhores decisões antes de chegar ao vermelho, ou para sair dele. O saldo final do fechamento de caixa deve corresponder ao valor dos recursos disponíveis no caixa da empresa. Fazer um bom Fluxo de Caixa requer dedicação e disciplina, é preciso manter um registro rigoroso das entradas e saídas do negócio, para  que ao analisar, este lhe mostre exatamente como estão as finanças de sua empresa, afinal se você deixar de registrar alguma despesa, por exemplo, o saldo final não corresponderá à realidade, o que implicará em sua tomada de ações.



Entradas e saídas


As principais movimentações são:


Recebimentos:

Vendas à vista, vendas a prazo, em cheques (inclusive pré-datados) duplicatas, cartões, rendimentos de aplicações.


Pagamentos:

Fornecedores, despesas bancárias e financeiras, salários e encargos de funcionários, telefone, internet, retirada pró-labore, salários dos sócios, contador, impostos, materiais de uso em geral, investimentos, amortização de empréstimos e dívidas.



Tipo de Fluxo de caixa


Existem diversos tipos de fluxos, porém vamos nos ater aos mais importantes e relevantes:


  • Fluxo de caixa operacional

Ele registra as entradas e saída em um período específico, mostra o faturamento sem analisar outras informações.


  • Fluxo de caixa direto

É o Fluxo mais utilizado e mostra as entradas como vendas, em detrimento das saída, como pagamentos e tributos.


  • Fluxo de caixa projetado

É a possibilidade do empresário prever o caixa para tomar decisões mais assertivas. Um exemplo simples, é quando a empresa necessitar realizar a compra de algum equipamento que requeira financiamento. O Fluxo projetado permite dimensionar o valor das parcelas a vencer.


  • Fluxo de caixa livre

Ele mede a capacidade que uma empresa tem de gerar capital, seja a curto, médio ou a longo prazo. Isso necessita de relatórios específicos e a análise de dados de longos períodos.



Benefícios do Fluxo de Caixa


  • Ter o conhecimento exato das movimentações da empresa, principalmente quanto as despesas, e entender como elas podem ser otimizadas;

  • Conhecer a evolução do giro de caixa, e se existe a necessidade de buscar fontes alternativas;

  • Avaliar o volume de vendas e construir metas compatíveis com as necessidades de forma realista;

  • Encontrar uma fonte para reserva e investimentos visando capitalizar a empresa;

  • Melhorar as tomadas de decisões tanto para o financeiro, assim como em diversos outros setores da empresa.


Planilha x Sistema de Gestão


Você pode usar uma planilha de Fluxo de Caixa ou utilizar um bom Sistema de gestão que lhe dará as informações necessárias para que você analise a saúde financeira de sua empresa. O importante é que seu fluxo seja dividido pelo menos em 3 partes: entradas, saídas e saldo final.


Planilhas podem ajudar, mas o ideal para controlar o financeiro é utilizar um Sistema de Gestão, pois assim fica possível integrar o caixa da empresa com outros setores, além de economizar tempo e ter muitas outras ferramentas para organizar sua empresa.


Entre em contato com o Sistema Aivis e solicite uma demonstração. Emissor de Notas Fiscais, Gestão financeira, controle de estoque, Frente de Loja (PDV) Fluxo de Caixa, Ponto de Equilíbrio, Orçamentos, Etiquetas para os Correios, Gestão de Compras e muito mais. Descomplique o seu negócio!




0 visualização

RECEBA AS NOVIDADES

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle