• Mauricio

Black Friday na pandemia

Quer vender na Black Friday? Então veja essas dicas que separamos para você!

Evento que ocorre todos os anos, sempre na 4ª sexta-feira de novembro, a Black Friday é uma campanha de vendas que traz descontos relevantes em produtos de diversas categorias.

Consequentemente os consumidores ficam de olho nesta data, o que faz dela uma oportunidade para pequenas empresas alavancarem suas vendas e se tornarem conhecidas, além de uma chance para fidelizar clientes e captar novos através de um excelente atendimento e uma promoção realmente atraente. 

Este ano a data tão esperada por comerciantes e consumidores no Brasil será dia 27 de novembro. Com o atual cenário mundial não será possível se preparar para este grande evento como antes, visto que muita coisa mudou, desde os itens consumidos, a maneira de comprar, a necessidade do cliente e, sem dúvida, será a mais digital de todos os tempos.

Veja essas dicas que separamos para você!!!

Planejar 


Para vender na Black Friday, o ideal é fazer um planejamento com antecedência de 3 a 4 meses. Porém, não podemos deixar de levar em conta o atual cenário de pandemia que trouxe tantas mudanças na vida de todos nós. 

Assim, não terá problema se você fizer um planejamento mais tardio, com foco, por exemplo, voltado para vendas online, já que ocorreu um aumento significativo desta prática no período de quarentena e, com certeza, será tão eficaz quanto uma venda física.

É imprescindível, porém, que neste planejamento exista uma análise para selecionar os produtos que terão os descontos na Black Friday e o percentual que será descontado a fim de garantir o mínimo de lucro esperado e fazer o evento valer a pena para o seu negócio.

Faça uma promoção significativa para seus clientes 

Se você quer conquistar um consumidor e torná-lo um cliente assíduo, então deverá investir no melhor atendimento e nas melhores ofertas. Claro que menores preços atraem clientes, porém a qualidade dos produtos ofertados e o atendimento é que vão fazer a diferença na hora de fidelizar e atrair mais consumidores.


Prepare o seu espaço 


Seja loja física ou e-commerce, um visual que ressalte bem as promoções é essencial. Mas neste momento, se você tem uma loja física, é muito importante pensar na quantidade de pessoas que podem permanecer no interior do estabelecimento e nas medidas de segurança a serem adotadas para que não ocorra perigo de contaminação.  Converse com sua equipe para que organizem filas, e que o atendimento seja eficiente e rápido. Uma ideia bem interessante para o estabelecimento físico é dar um desconto maior ou um brinde, para quem adquirir o produto pelo WhatsApp e for buscar depois, esta atitude diminui também o número de pessoas no estabelecimento na data do evento e não interfere na queda das vendas;  

Funcione por mais tempo 

Se for possível, abra mais cedo e feche mais tarde. Quanto mais à disposição do consumidor você estiver neste dia, melhor será tanto para vender mais, quanto para não gerar aglomeração em seu estabelecimento;


Treine seus funcionários

Os funcionários precisam saber exatamente quais são os produtos em oferta e como vendê-los ao consumidor, oferecendo um atendimento rápido, porém com qualidade, já que nesta data o público é maior. Uma equipe de venda afiada na Black Friday, faz toda a diferença.

Uma sugestão para quem tem um negócio físico e começou a vender online em sua cidade é, além de anunciar suas promoções da Black Friday em seus canais de venda online, seria também interessante montar um “folheto” digital dos produtos em promoção no evento e enviar para os clientes pelo WhatsApp.   


A Black Friday em 2020 pode salvar o seu negócio se você planejar e se organizar. Será uma ótima oportunidade para as pequenas empresas darem uma equilibrada no caixa e venderem os produtos que não tem muita saída. 

A Black Friday em 2020 pode salvar o seu negócio se você planejar e se organizar. Será uma ótima oportunidade para as pequenas empresas darem uma equilibrada no caixa e venderem os produtos que não tem muita saída. 


Como a organização neste caso é sua maior aliada, um diferencial é utilizar um bom programa de gestão, pois com seu auxílio é possível fazer uma análise de suas vendas nos últimos meses, entender suas margens de lucro, quais produtos têm em estoque em maiores quantidades e qual tipo de público consome seus produtos. 

Assim, de forma prática, você consegue determinar qual o público que deseja atingir e definir quais produtos serão ofertados e quanto de desconto você irá dar. 


CUIDADOS

O principal cuidado que se deve tomar neste evento é de nunca enganar o consumidor. Na Black Friday, espera-se que as ofertas sejam verdadeiras e com descontos acima do habitual dado por pagamentos “à vista ou no débito”. 


Vale ressaltar que cliente satisfeito volta e também se torna uma publicidade valiosa e gratuita. Assim, a oportunidade neste evento vai além do aumento das vendas e da limpeza no estoque, sendo, sem dúvidas, o momento ideal para captar novos clientes e fidelizar os que você já tem.

Tá no Simples? Vem pro Aivis !

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