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Mauricio

Black Friday para pequenas empresas

Aproveite essa data para vender mais e renovar o estoque.



Tradicionalmente, o evento ocorre todos os anos na última sexta-feira do mês de novembro. A Black Friday é uma campanha de vendas que traz descontos relevantes em produtos de todas as categorias. Consequentemente os consumidores ficam de olho nesta data, o que faz dela uma oportunidade para pequenas empresas alavancarem suas vendas e se tornarem conhecidas, além de uma chance para fidelizar clientes e captar novos através de um excelente atendimento e uma promoção realmente atraente. 


O ideal é se preparar com uma antecedência de 3 a 4 meses, mas ainda dá tempo. Este ano a Black Friday ocorre no dia 29 de novembro.


É uma ótima data para as empresas pequenas darem uma equilibrada no caixa e se livrar do que não está saindo muito. Importante se organizar, visto que vender mais com desconto, não significa ter lucro. Um diferencial é utilizar um bom programa de gestão, com seu auxílio é possível fazer uma análise de suas vendas nos últimos meses, entender suas margens, quais produtos têm em estoque com maiores margens e qual tipo de público consome seus produtos. Assim, de forma prática, você consegue determinar qual o público deseja atingir e definir quais produtos serão ofertados e quanto de desconto você irá dar. 



Algumas dicas para aproveitar a data


  • Planejar-se com antecedência

Vender mais com desconto não é necessariamente ter lucro. Então é importante haver uma análise para saber quais produtos vão ter descontos neste evento e de quanto serão os descontos.

  • Faça uma promoção significativa para seus clientes

Um consumidor insatisfeito, não só deixa de comprar como não volta mais. Se a sua promoção na Black Friday for boa, ah... você ganha um cliente que liga para um amigo e fala da sua promoção, melhor publicidade que esta não há.

  • Prepare seu espaço

Seja loja física ou e-commerce, um visual que ressalte bem as promoções é essencial.

  • Funcione por mais tempo

Se for possível, abra mais cedo e feche mais tarde, quanto mais à disposição você estiver do consumidor neste dia melhor.


  • Treine seus funcionários

Os funcionários precisam saber exatamente quais são os produtos em oferta, como vendê-los ao consumidor que não procura por eles e oferecer um atendimento de qualidade, lembrando que nesta data o público é maior. Uma equipe de venda afiada na Black Friday, faz toda a diferença.



Cuidados


O cuidado que se deve tomar neste evento é de não enganar o consumidor, visto que no dia da Black Friday, espera-se que as ofertas sejam verdadeiras e com descontos acima do habitual dado por pagamentos “à vista ou no débito”. A oportunidade aqui vai além do aumento das vendas e da limpeza no estoque. Pois é também um momento muito bom para captar novos clientes e fidelizar os que você já tem.


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