• Mauricio

Brasil pós-pandemia: mudanças positivas

Atualizado: Mai 26

Transformações que vieram para ficar com o isolamento social.



Com a epidemia de covid-19, muitas foram as mudanças que tivemos que enfrentar em todos os setores de nossas vidas. De repente, tivemos a necessidade de nos isolarmos em casa e graças à tecnologia, conseguimos implementar novas formas de trabalho e ações para não paralisarmos totalmente.


Assim, implementamos o home office e percebemos como é prático poder conciliar o trabalho e estar mais presente na família.


Apostamos na tecnologia para estudarmos por aulas online e realizamos reuniões por vídeo conferência.


Investimos em sistemas online para as empresas, como o Aivis, o que nos permitiu ter amplo acesso ao nosso negócio e realizar vendas de qualquer lugar e a qualquer hora.

Apesar dos desafios de implementar o desconhecido, conseguimos perceber que muitas dessas ferramentas mostraram-se muito mais práticas, econômicas e produtivas para nossas rotinas, por economizar tempo e dinheiro, mostrando uma maior agilidade na produção de resultados.


Para falar a verdade, nos adequamos muito bem a essas novas ferramentas, que tornaram nossas rotinas muito mais práticas neste momento tão delicado. Mas como será o por vir? Como ficarão essas implementações após a pandemia?


Com certeza esta quarentena trouxe muitas mudanças nas relações humanas em todos os sentidos, seja nas relações de trabalho, consumeristas e familiares.


Humanização


Sem dúvida podemos perceber que diante deste cenário triste e desesperador, as pessoas tornaram-se mais solidárias e prestativas, atuando de forma mais colaborativa tanto no ambiente social e familiar, como no ambiente de trabalho.


O novo capitalismo, mais justo e humano, que aposta na sustentabilidade e na erradicação da pobreza, com certeza torna-se muito mais necessário neste momento de dor, dificuldade e aflição.


Com isso notaremos uma mudança muito grande nas relações de trabalho, uma vontade maior de transformar, de empreender e uma utilização maior da tecnologia nos ambientes empresariais, priorizando não apenas a economia, como também o bem-estar dos colaboradores.



As empresas


Com a necessidade de isolamento, foi essencial que empresas de vários setores efetuassem mudanças urgentes na forma de trabalho, para não ter a paralisação permanente de suas atividades. Com isso, tiveram que se reinventar da noite para o dia e adotar novas ferramentas de trabalho, que acabaram demonstrando-se muito mais práticas e úteis para o dia a dia, mostrando resultados muito positivos.


O home office, por exemplo, demonstrou ser muito mais econômico, tanto para o empregador como para o colaborador, além de permitir a estes, um contato muito maior com a família e a realização de seu trabalho de forma mais livre e mais tranquila.

Da mesma forma ocorreu com as reuniões, que mostraram ser muito mais produtivas quando realizadas por vídeo conferência, tendo uma melhor administração de tempo e maior praticidade.


A implementação de sistema online, como o Aivis, por diversas empresas, garantiu uma maior acessibilidade ao negócio, assim como a realização de vendas a qualquer hora e de qualquer lugar, por um computador ou pelo próprio celular, economizando com TI, e mensalidade, além de facilitar o e-commerce, já que a necessidade de vender online, levou muitas lojas e empresas para o ambiente virtual.


Assim, sem dúvida essas serão mudanças positivas que farão parte deste novo cenário empresarial que se apresentará pós-pandemia.


Consumo


Outra mudança notória trazida pela quarentena que com certeza permanecera pós pandemia é o aumento do comércio online.


Sem poder sair de casa o brasileiro apostou no e-commerce que teve um aumento no percentual de venda de 81% no país.


Para os comerciantes que tiveram que paralisar temporariamente suas vendas devido ao fechamento do estabelecimento, a internet passou a ser uma excelente opção para realizar suas vendas, seja por uma loja online ou por redes sociais, o que mostrou ser bem mais econômico para o comerciante e mais rentável, uma vez que disponibiliza seu produto para um número muito maior de pessoas.



Família


Com o isolamento social novas possibilidades mostram-se também possíveis e práticas no ambiente familiar. Para aqueles que possuem filhos ou gostam de estudar, tiveram a experiência do ensino EAD, que provavelmente será uma realidade muito mais assídua e prática no futuro.


O mesmo ocorrerá com a possibilidade de trabalhar de casa, seja como colaborador, trabalhando por metas, ou como empresário, que poderá acessar sua empresa, realizar vendas e emitir notas fiscais de casa, pelo computador ou pelo celular, a qualquer momento, através de um sistema online como o Aivis.


Essa nova realidade que virá, possibilitará uma maior convivência entre a família, uma maleabilidade no horário de trabalho, que será realizado de forma mais tranquila gerando um aumento na produtividade.



Apesar dos reveses trazidos por esta pandemia e de todas as mudanças apresentadas, devemos nos manter positivos diante dos problemas, para conseguirmos enxergar os pontos favoráveis de toda essa metamorfose social. Com certeza sairemos desta crise muito mais fortes, transformados, reinventados e humanizados.



0 visualização

RECEBA AS NOVIDADES

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle