Primeiros passos para você começar a vender online.
Com a epidemia do coronavírus muitas empresas e lojas tiveram suas portas fechadas, temporariamente, em prol da saúde pública. Com isso muitas dúvidas e receios tomaram contas do cenário econômico brasileiro e do dia a dia de empregadores e empregados que, de uma hora para outra, sentiram-se imobilizados e enfraquecidos perante a situação.
O micro empreendedor e o pequeno empresário, sem dúvida, foram os mais afetados nesta situação de crise, o que levou muitos a se reinventarem e inovarem em técnicas de marketing digital, para que não tivessem as portas de sua empresa ou do seu comércio fechadas permanentemente.
Assim, uma nova perspectiva sobre as formas de inovar nas empresas utilizando a tecnologia, trouxe novas oportunidades para que muitos empresários continuassem com seus negócios nesses tempos de crise. Na internet, o Marketing Digital trouxe formas muito mais econômicas de divulgação da marca e comercialização de produtos.
Mas o que é marketing digital?
Segundo Philip Kotler, pai do marketing, este é “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. Assim, marketing digital nada mais é do que promover produtos e marcas através das mídias digitais, ou seja, é realizar toda a interação com o consumidor no ambiente online, seja oferecendo produtos e serviços, como também divulgando a marca através de conteúdos e ferramentas de maior alcance ao público alvo.
O marketing digital aproxima fornecedor e consumidor de forma mais rápida e ativa, pois alcança a pessoa certa, seja através de redes sociais, que darão uma amplitude a sua marca e às vendas, como através da publicação de informações e conteúdos que ajudem seu público a solucionar problemas reais, criando, assim, uma identificação entre empresa e cliente.
E como faço para vender online?
Se sua ideia é começar a vender pela internet, uma boa dica é divulgar sua empresa em redes sociais ou montar uma loja virtual. Porém, ao falarmos de redes sociais, não basta fazer o cadastro de sua loja e esperar que seu público alvo te encontre. Diversas técnicas e dicas de utilização dessas ferramentas devem ser seguidas para que sua loja alcance um bom resultado. Para ter um bom alcance do seu público nas redes sociais, algumas dicas são fundamentais para que haja uma boa interação com seus consumidores e, consequentemente, o aumento das vendas.
Primeiro, configure a categoria do seu perfil e faça uma bio bem especificada que venda a marca para o seu cliente. Depois, faça anúncios ao invés de impulsionar as publicações, pois irá atingir de forma mais segmentada do seu público alvo. Assim, é fundamental que conheça o público que interage com a sua página.
É essencial também que você crie e poste conteúdos que as pessoas queiram interagir e que mostre que vale a pena te seguir. Outra dica bacana para divulgar sua marca nas redes sociais é buscar por influenciadores digitais que seu público segue, ajuda a trazer confiança e atrai maior visibilidade à marca, além de alavancar as vendas.
Hoje, o Instagram se destaca dentre as redes sociais, pois conta com mais de 72 milhões de usuários no brasil e possui quinze vezes mais engajamento que o Facebook, sendo um excelente canal de vendas e divulgação de marcas no mundo.
Para vender online você também poderá montar uma loja virtual, e para isso deverá investir. Será necessário registrar um domínio, escolher uma plataforma de preferência alugada, onde já terá todo suporte necessário, fazer a conexão do domínio à sua loja virtual e organizá-la de forma correta.
É muito interessante que você visite outras lojas online do seu nicho para ter uma ideia de como fazer essa organização da melhor forma.
Aproveite e invista em você
Se a idéia é vender mais, é muito importante que você também invista em conhecimento. Aposte na tecnologia para te ajudar neste momento e invista em cursos online gratuitos de gestão, marketing e vendas para aprimorar seus conhecimentos e possibilitar o crescimento de sua empresa através de novas ferramentas de trabalho. Vender pela internet é diferente e requer práticas específicas. Não basta montar uma loja bonita e ter bons preços.
Tenha um bom Sistema de Gestão
Com a necessidade do trabalho em home office, é essencial ter uma ferramenta de gestão online que lhe dará acesso a sua empresa 24h por dia e de qualquer lugar que você esteja.
Nesses tempos de crise, e no porvir, a praticidade na organização e na gestão do seu negócio será fundamental para reduzir os custos e ter uma maior rentabilidade.
Um sistema de gestão em nuvem, como o Aivis, irá te ajudar a alavancar suas vendas e ter acesso à sua empresa em tempo real de forma prática e simples, dando ao seu negócio a agilidade necessária no ambiente virtual.
Com um sistema de gestão online será possível ter o controle do seu negócio de forma imediata, sabendo da exata quantidade de produtos no estoque, o real fluxo de caixa, rendimento, gastos e poderá vender e emitir notas fiscais pelo celular.
O importante neste momento de crise é buscar formas inovadoras para o seu negócio, investindo em tecnologias e buscando novas possibilidades e mercados mais promissores capazes de proporcionar a expansão da sua empresa à novos horizontes.
コメント