top of page
  • Mauricio

Dicas para as mulheres

Atualizado: 15 de mai. de 2020

Como se organizar durante a quarentena.



Se já era difícil para as mulheres conciliar a vida profissional, com a vida familiar, tarefas de casa e criação dos filhos, imagina como ficou com a chegada da epidemia e a necessidade de ficar em quarentena.

Ter toda uma rotina multitarefas alterada da noite para o dia é desesperador, principalmente em um mundo onde a desigualdade de gênero ainda predomina e dificulta ainda mais essa realidade.

Estudos comprovam que as mulheres estão com níveis de estresse muito mais elevados que os homens neste momento de pandemia.

Com uma rotina extremamente sobrecarregada as mulheres, principalmente aquelas que são mães solteiras e provedoras do lar, estão tendo que se desdobrar entre filhos, casa, trabalho, ensino escolar dos filhos e home office.

Mas como poderia amenizar essa situação?

Diante desta realidade que temporariamente enfrentamos, é de extrema importância manter a calma, se afastar do problema, que não podemos mudar, e focar na solução, ou melhor, neste caso, na organização.


Comece pelo Home Office


Separe uma agenda ou um planner e enumere as atividades que possuem um horário fixo para serem executadas. Se você está trabalhando em home office e possui um horário para realizar as tarefas, separe esse tempo na agenda e combine com atividades para as crianças, algo que prenda a atenção delas e te possibilite ter um pouco mais de foco.

Se o trabalho está sendo realizado por metas fica mais fácil dispor do tempo, assim encaixe-o num horário em que esteja mais disposta. Aqui em casa eu aproveito que as crianças estão acordando às 8:30h e acordo mais cedo para trabalhar e a tarde consigo mais umas horas para fechar a meta do dia, o que deu muito certo dentro da minha rotina, o importante é padronizar os horários.


Refeições


Outra dica é tentar fixar os horários das refeições e fazer uma quantidade de comida que dure mais dias. Se sua rotina for mais tranquila nos finais de semana tente preparar as refeições e congelar, isto poupa bastante tempo e você terá mais tranquilidade entre uma tarefa e outra.


Crianças e organização do lar


Se você tiver filhos é muito importante reservar umas horas do dia para ficar com a criançada, assim eles não sentirão tanto sua ausência e não irão exigir tanta atenção o tempo inteiro. Uma boa tática é inseri-los nas atividades da casa, ajudando a fazer um bolo, a arrumar o quarto e se forem mais velhos, a ajudarem na limpeza e arrumação da casa.

Planeje-se para realizar a limpeza da casa e das roupas em um ou dois dias específicos da semana, isso te economizará muito tempo, já que não há necessidade destas atividades serem diárias.

É muito importante que a rotina das crianças e dos adolescentes sejam mantidas mesmo em quarentena. Assim, defina os horários das refeições, das atividades escolares das brincadeiras, dos eletrônicos e principalmente dos horários para dormir e acordar. Isto ira ajudá-la a organizar muito melhor os seus horários e conseguir cumprir com a rotina diária sem martírio.


Tenha uma boa noite de sono


Dormir bem é fundamental para a saúde e para descansar da rotina multitarefas. É muito importante que você tenha uma boa noite de sono. O ideal é que os filhos durmam primeiro, assim você consegue tirar um tempo com seu companheiro ou, principalmente, com você mesma para colocar os pensamentos em ordem e refletir sobre os seus sentimentos. Por mais conturbado que seja o momento e mais agitada que seja a rotina, não ignore sua saúde emocional.


Benefícios da tecnologia


Use e abuse da tecnologia para matar a saudade daqueles que ama. Hoje a internet nos possibilita inúmeras formas de comunicação gratuita para falarmos e vermos familiares, amigos e todos aqueles que amamos, isso ajuda a mantermos a esperança nos dias melhores que virão e no fim desta pandemia. Com certeza todos sairemos diferentes e muito mais fortes deste momento histórico.


Otimize os seus processos. Não gaste mais tempo do que o necessário para as atividades. Existem ferramentas e metodologias que economizam tempo. Fuja do retrabalho. Se você faz vendas, por exemplo, pela internet, tenha uma rotina para as ações como: realizar as vendas, faturar, preparar as mercadorias para envio, etc.


Uma ferramenta de gestão e emissão de notas fiscais é fundamental. O Sistema Aivis tem um ótimo custo-benefício e vai organizar o seu negócio, além de economizar tempo simplificando as ações do seu dia a dia. Solicite uma demonstração sem compromisso.




59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page