top of page
  • Mauricio

Fanpage ou Website?

Atualizado: 17 de fev. de 2020

Veja as diferenças e as principais características de cada formato.




Divulgar seu negócio na internet atualmente, mais do que uma excelente ideia é indiscutivelmente essencial, afinal, estamos falando de um dos maiores meios de comunicação e divulgação do mundo.


As formas mais comuns de estar presente no mundo virtual é através de Websites e fanpages no Facebook. Porém, qual delas devo criar para o meu negócio, fanpage ou site?

Elas podem ter semelhanças, mas cada uma tem sua proposta agregando valor para a sua estratégia de marketing e te destacando da concorrência de maneiras distintas.

FANPAGE


Quase todo mundo tem um perfil no Facebook (2.2 bilhões de usuários), o que torna a ideia de criar uma fanpage nesta plataforma muito interessante, devido ao seu alcance. As fanpages são canais de comunicação muito valiosos para empresas. É como se você tivesse um espaço na TV, jornal ou rádio, mas com opção gratuita e um alcance muito maior do que qualquer outro veículo.


Por meio dela, é possível divulgar seus produtos e serviços e, principalmente, estreitar o relacionamento com seus clientes através de conteúdos relevantes e interessantes. Fotos, vídeos e textos são apenas alguns dos conteúdos que você pode compartilhar em sua página. Além disso, é possível fazer tudo isso de forma gratuita.


Através de uma fanpage é possível impactar pessoas que talvez não chegassem até você pelo Google. Ela pode potencializar aquilo que já foi postado no site, funcionando como um canal que apresenta a mais pessoas algo que pode ser valioso para elas. É interessante também o uso de links que sejam pertinentes ao negócio em que a empresa atua e o uso pontual de memes associados a sua marca e que tenham alto potencial de viralização.


Mas nem tudo são flores, visto que você fica sujeito às regras do Facebook e estas podem mudar a qualquer momento, atrapalhando toda sua estratégia. Também não é possível personalizar totalmente a página, não permitindo que ela tenha a cara da sua empresa. Você fica praticamente restrito a imagem da capa.


O Facebook é uma rede de entretenimento, então deve-se ter cautela nas postagens, para interagir com os clientes. Não sendo atraente só vender.

Outro ponto desfavorável é que as postagens são organizadas conforme a data de publicação, por isso, tendem a “desaparecer” da timeline com o tempo. Sendo assim o que você publicou hoje dificilmente será encontrado pelo usuário depois de algum tempo, a não ser que ele procure muito. Com a redução do alcance orgânico pelo Facebook então, cada vez menos "fãs" acessam sua publicação.


Em resumo, a fanpage é fácil de criar, simples e rápida de gerenciar. É gratuita e quase todo mundo tem uma conta no Facebook, sendo assim, a visibilidade da fanpage pode ser considerável. Mas há um limite na personalização: design, domínio e funcionalidades. E as informações se perdem com facilidade na linha do tempo.



WEBSITE


O website vai apresentar sua empresa para o mercado. É nele que o cliente pesquisa e conhece melhor o seu negócio. É possível divulgar valores, expor produtos e oferecer serviços. Um site bem desenvolvido pode trazer novos clientes e fidelizar os que você já tem. Nele você tem uma organização melhor sobre as informações da sua empresa, detalhes sobre produtos ou os serviços oferecidos. Pode personalizar do seu jeito, deixando com a cara da empresa e fazer brilhar sua marca.

Existe o custo em contratar um profissional, a necessidade do pagamento de um domínio e a manutenção, assim como um serviço de hospedagem, porém o site, supre tudo aquilo que as redes sociais deixam passar.


O problema do site é o alto custo inicial e a manutenção, principalmente se forem necessárias modificações constantes. Existem ferramentas simples para criação de sites que geram bons resultados, mas ainda assim, requerem tempo e dedicação para que fique visualmente bom e com conteúdo relevante.



WEBSITE OU FAN PAGE


A verdade é que um complementa o outro! O ideal é ter os dois, pois o site é a forma de comunicação principal, enquanto a fanpage amplia o número de pessoas que terão acesso ao seu site.O marketing digital deve ter várias frentes, visto que uma complementa a outra.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page