top of page
  • Mauricio

Lições para empreendedores na série La Casa de Papel

Atualizado: 22 de set. de 2019

Veja uma das séries mais esperadas do ano com os olhos do um empreendedor.





No próximo dia 19 de julho, estreia na Netflix a Parte 3 da série La casa de papel. Além de empolgante, ela tem muito a ensinar a empresários e empreendedores, mas talvez você se pergunte: como um enredo sobre um assalto pode influenciar positivamente o desenvolvimento de uma empresa? A questão é que não é um assalto qualquer, mas sim, uma ação muito bem planejada. São diversas estratégias desenvolvidas em uma hierarquia que visa aproveitar as melhores qualidades dos colaboradores em prol de um resultado que vai beneficiar a todo grupo.


Confira abaixo alguns pontos interessantes para serem colocados em pratica na sua empresa:


Liderança


Um líder é transparente com seus funcionários, escuta, não permite que uma “crise” (que vai aparecer em algum momento) desestabilize ou prejudique o trabalho da equipe, é empático e não permanece em zona de conforto. Ele consegue extrair o máximo de seus colaboradores com estímulo e criatividade. 

Na série o “Professor” se mostrar um líder e sua liderança faz toda a diferença em inúmeros momentos de “crise” no assalto.


Planejamento

Para conquistar um objetivo, o planejamento é essencial. Estabeleça metas necessárias faça um planejamento e trace metas com prazos. Lembre-se, o planejamento é um ponto de partida, visto que não é possível cumprir o estabelecido por conta das diversas adaptações e até mesmo das mudanças do rumo que serão necessárias, mas um bom planejamento vai fazer toda diferença quanto ao resultado final. 

A série nos mostra que o planejamento estratégico de Sérgio Marquina foi a base para o êxito no assalto. Foram necessárias muitas adaptações, tanto nas ações, como entre os colaboradores, mas o planejamento foi o que tornou tudo possível;


Pensar na frente Tente analisar a chance de cada acontecimento, afinal, ter sempre mais de uma saída, plano B, plano C ou quantos você consiga visualizar pode evitar o fracasso. Essa antecipação de prováveis problemas, anda ao lado do planejamento e desenvolver possíveis soluções em conjunto com sua equipe pode ampliar sua margem de possibilidades, tanto de antecipação de contratempos, quanto de elaboração de soluções. Em La Casa de Papel, o “Professor” tentou prever cada movimento, cada possível problema na invasão da casa da moeda e no desenrolar do grandioso assalto, tendo sempre um plano de contenção para qualquer coisa que pudesse atrapalhar seu objetivo final; Ter uma equipe que se completa É importante ter um grupo formado por pessoas com qualidades diferentes. 

Na série, pode-se observar que os membros da equipe montada pelo ator Álvaro Morte, tem diferentes qualidades e o “Professor” específica a função de cada um, de acordo com sua especialidade;  Estudar seus concorrentes Vale ressaltar que não se deve ver o seu concorrente como um inimigo. Deve-se estudá-lo, observar sua atuação, os pontos positivos de seu trabalho, o que ele deixa a desejar e utilizar tudo isso na sua estratégia.  O “Professor” analisou por tempos, os funcionários da casa da moeda, se aproximou da polícia e da negociadora. Ele assim pôde entender quais seriam os próximos passos daqueles que poderiam impedir seu sucesso no assalto e então se manter à frente deles, sempre com uma carta na manga. Esses ensinamentos podem passar desapercebidos, mas é válido assistir a série com um olhar direcionado, fazendo uma análise de como cada personagem e as suas características únicas, conquistam um mesmo objetivo. Assista a Parte 3 com seu olhar empreendedor e você certamente vai visualizar outras lições.  Ter um bom sistema de gestão, pode lhe auxiliar em vários pontos citados acima, essenciais para o sucesso de qualquer empreendedor. O Aivis é um sistema de gestão e emissão de notas fiscais em nuvem, fácil e eficiente.  Com o AIVIS, é possível fazer uma análise de suas vendas, controlar o estoque, fazer a gestão financeira e muito mais.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page