top of page
  • Mauricio

Por que devo formalizar o meu negócio?

Atualizado: 17 de fev. de 2020

Veja os riscos da informalidade e as vantagens de um negócio regularizado.

Grande parte das empresas brasileiras nascem e permanecem na informalidade, seja por: medo de pagar impostos, burocracia ou falta de informação. Porém, começar desta forma não é um bom caminho para quem quer ser um empresário bem-sucedido. Em nosso país todo cidadão que exerça alguma das quase 500 atividades relacionadas nas resoluções do Comitê Gestor do Simples Nacional, pode ser microempreendedor individual e formalizar o negócio, desde que seu faturamento anual não ultrapasse R$ 60 mil.


Quem se formaliza, além dos registros no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), na Junta Comercial e na Previdência Social, também vai usufruir de vantagens previdenciárias como aposentadoria, auxílio-doença e auxílio-maternidade, além de contar com a segurança do Estado e ter acesso a linhas de crédito, proteção legislativa e incentivos fiscais.


A ilegalidade no negócio apresenta diversos riscos e os gastos podem ser ainda maiores do que ter uma empresa funcionando dentro da lei

Multas com valores altos, a falta de benefícios e incentivos fiscais, além de ter seu patrimônio desprotegido são apenas alguns dos perigos de não estar legalizado. A burocracia de formalizar uma empresa acaba desanimando muitos empreendedores, porém são muitos os benefícios e vantagens que uma empresa legalizada oferece, sendo então incentivador.



Alguns riscos da informalidade


Fisco - um negócio ilegal sonega obrigações fiscais e, consequentemente, o empreendimento poderá sofrer uma série de sanções, como possibilidade de levar uma multa alta; Há também a possibilidade de ter sua mercadoria apreendida durante uma fiscalização e ter todo o dinheiro investido nela perdido.

O risco iminente de fechar suas portas caso "bata a fiscalização". Desta forma, não é uma boa ideia arriscar na informalidade.


Falta de competitividade - a dificuldade na hora de concorrer com outros negócios que já estão registrados; na informalidade, não será possível emitir nota fiscal. Você pode até prestar um excelente serviço ou ter um ótimo produto, mas há clientes, que costumam trabalhar apenas com quem disponibiliza a nota. Consequentemente muitas oportunidades serão perdidas.


Limitação do crescimento - a limitação do crescimento da empresa, uma vez que não pode solicitar qualquer apoio econômico por parte dos bancos e demais operadores de crédito.



Algumas vantagens de ter uma empresa formalizada


O direito à previdência social - uma empresa legalizada permite o recolhimento dos valores relativos a direitos trabalhistas e tributários, evitando ajuizamento de demandas trabalhistas e pagamento de multas desnecessárias.

Benefícios sociais - a contribuição ao INSS, traz a você e sua família benefícios sociais do INSS, como direito a aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão e pensão.


Condições especiais - a compra de matéria-prima, insumos, produtos para revenda ou até mesmo maquinário industrial é mais simples para empresas legalizadas pois alguns fornecedores oferecem condições especiais de pagamento para negócios com CNPJ.


Participação em licitações - um dos maiores compradores do mercado – tanto de materiais quanto de serviços – é o Poder Público. Quase todos os processos de compra são feitos por meio de licitações, nos seus mais variados tipos, desde a cotação até a finalização do negócio. Para que a empresa possa se candidatar às licitações, ela deve ter seu CNPJ regularizado, recolher impostos e estar com as contribuições previdenciárias em dia.


Financiamento - existem várias linhas de crédito disponíveis que oferecem condições especiais, como juros menores e maior tempo para quitação para uma empresa legalizada. Além disso o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), oferece linhas de crédito exclusivas aos micro e pequenos empreendedores.


Nota Fiscais - a emissão da nota fiscal garante ao cliente a confiança no trabalho de sua empresa; além disso, é por meio deste documento que se

comprova estar em dia com o pagamento de todos os tributos exigidos na transação, evitando, assim, multas ou qualquer outro tipo de sanção por parte dos órgãos reguladores. Porém, para emitir nota fiscal, a empresa tem que ter um CNPJ, logo tem que estar formalizada.


Planos Empresariais - empresas formalizadas têm acesso a planos de telefonia fixa, celular e internet, muito mais vantajosos.


Sendo assim, ao analisar e observar as inúmeras vantagens que a formalização pode trazer ao seu negócio, a comodidade da informalidade pode ser uma grande cilada. Visto uma série de riscos que o seu negócio irá enfrentar.


Por fim, a regularização do empreendimento auxilia no aumento da confiança de seus clientes e fornecedores, uma vez que notas fiscais poderão ser emitidas, garantindo os direitos de terceiros. Não deixe que a informalidade impeça que o seu negócio floresça. Legalize sua empresa, este pode ser o primeiro passo para a criação de um grande empreendimento..


75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page