Conheça o Buzz Marketing, uma técnica eficiente e de baixo custo.
Com a pandemia, o comércio precisou se reinventar e, com isso, muitos empresários estão se aventurando no mundo virtual. Vender online, porém, não é para amadores! Como a internet permite ao consumidor fazer pesquisa de preços com alguns cliques, será necessário que sua empresa tenha um diferencial em relação as outras que anunciam os mesmos produtos, seja no atendimento, no preço, na qualidade, dentre outros. No mundo digital, porém, para vender, antes de qualquer coisa, você tem que aparecer.
Aposto que a primeira coisa que você pensou quando viu a palavra “aparecer”, foi no “Google”. Sem dúvida, é um dos melhores lugares para estar bem posicionado na internet, afinal, quem não faz buscas no Google? O problema é que o Google ADS (ferramenta de anúncio do Google para melhor posicionamento de busca), custa caro, principalmente se sua empresa for nova e ainda não tiver uma presença forte, com muitos backlinks e visitantes. Além disso, você ainda precisa entender uma série de métricas e executar várias ações para chegar ao resultado desejado e isso dá muito trabalho e requer testes e tempo.
Ah e lembre-se, para a busca do Google, é importante que o link mostrado seja relevante, o que influencia decisivamente no valor do clique, e ter cliques relevantes é trabalhoso e não se consegue da noite para o dia.
Podemos, porém, conseguir visibilidade através de outros meios, mas claro, se possível, não deixe de anunciar no Google e o ideal é que seja através de ações múltiplas e bem coordenadas.
Nesse artigo vamos dar a dica de como melhorar a visibilidade de sua empresa na através do buzz marketing.
Mas o que é buzz marketing?
Esse é um segmento do marketing especializado em fazer com que os internautas e consumidores falem e comentem a sua marca ou a sua empresa. Isso beneficia seu negócio em vários aspectos, como por exemplo: torna sua marca ou empresa conhecida, levando as pessoas a buscarem você diretamente no Google, o que lhe ajuda, porque assim, o algoritmo do Google começa a entender que existe um público interessado no que você tem a oferecer, e passa a mostrar a sua empresa de forma orgânica, sem ser através de anúncio.
Se você entende um pouquinho de marketing, talvez tenha pensado, mas buzz marketing, não é o mesmo que marketing viral?
Não, explicando rapidamente, no marketing viral cria-se uma mensagem de conteúdo altamente compartilhável, e esta vai passando de pessoa para pessoa como se fosse um vírus. O objetivo é alcançar um grande número de pessoas.
O buzz marketing atinge pessoas que já conhecem o seu negócio ou pelo menos que saibam de sua existência. E isso exige um trabalho bem diferente do marketing viral. Até porque, depois de encontrar esse público e preciso deixá-los entretidos, para que conversem sobre o seu negócio. Podemos dizer que o buzz marketing é um boca a boca virtual.
Mas como fazer um bom buzz marketing e APARECER?
A “bíblia” do buzz marketing é o livro do publicitário Mark Hugnes, chamado Buzzmarketing. Segundo ele há 6 tipos de assuntos que funcionam como botões, os “botões buzz“, estes quando ativados garantem o interesse das pessoas em discutir sobre algo.
De acordo com Mark Hugnes, os “botões do buzz” são:
· Tabu
· Incomum
· Extraordinário
· Chocante
· Hilário
· Segredo
De acordo com o publicitário, criar uma campanha de marketing com um ou mais desses botões vai gerar o interesse das pessoas, fazendo com que elas falem sobre o seu negócio ou marca.
Lançar um bom buzz marketing nas redes sociais pode ser mágico para a visibilidade do seu negócio.
Aqui vão algumas dicas para criar um Buzz-Marketing de sucesso:
1. Amplie o alcance do seu produto por meio da comunicação
Quando você planeja fazer uma campanha de buzz marketing, seu principal meio de comunicação são os consumidores. Você precisa incorporar uma estratégia de comunicação que se concentre em seu público-alvo e deixá-los estar cientes do diferencial do seu produto ou serviço.
2. Nível de satisfação real do produto
Quando você está realizando uma campanha de buzz marketing, é essencial que seu produto corresponda às expectativas de seus consumidores e os satisfaça. Quando o produto corresponde ao buzz real, ajuda a aumentar a presença no mercado e a credibilidade de forma mais eficaz.
3. Crie uma campanha para enfatizar sua singularidade e superioridade
Quando você lança um produto e cria um burburinho em torno do mesmo, precisa garantir que seu produto seja melhor do que dos seus concorrentes ou que tenha alguma exclusividade que o diferencie de outros produtos existentes. Executar uma campanha de buzz marketing que pode ajudá-lo a superar a concorrência em seu marketing de alvo é muito essencial aqui.
4. Sua campanha deve estar direcionada para o mundo virtual
Quando você está realizando uma campanha de buzz marketing, precisa apoiá-la com algum outro meio poderoso que possa visualizar sua campanha e ampliar seu alcance penetrando em mercados mais favoráveis. Você pode usar anúncios, campanhas de referência, campanhas de mídia social, marketing de influenciador, etc. para tornar o seu buzz marketing viral.
5. Use canais online para otimizar o alcance do seu publico
Os especialistas em marketing recomendam o uso de vários canais online para otimizar os resultados de sua campanha de buzz marketing. Você pode usar marketing de conteúdo, marketing por e-mail, publicidade online, marketing de mídia social e publicidade para aumentar a viralidade de seu buzz marketing.
6. Use ferramentas de monitoramento para medir o sucesso de suas campanhas
Como em qualquer outra campanha, você deve aferir com suas ferramentas de monitoramento o que está acontecendo para saber como sua estratégia está funcionando, se você deve mudar algo, quais ações fortalecer, etc.
Exemplos de Buzz-Marketing em 2 grandes empresas
Apple
A Apple Company faz a representação mais excepcional do Buzz Marketing.
Eles criaram campanhas altamente eficazes para seu Macintosh, e o boca a boca se tornou seu amigo mais significativo, juntamente com os anúncios para criar o buzz.
Steve Jobs utilizava o Buzz Marketing em suas apresentações. Jobs deixava a novidade mais chocante ou importante sempre para o final: fingia deixar o palco, voltava com a frase “one more thing…” (em português, “mais uma coisa…”) e divulgava, por exemplo, a criação do iPod Mini ou MacBook Pro.
Starbucks
Starbucks é mais uma ilustração do processo de marketing Buzz.
A Starbucks reconhece que seu principal marketing é a satisfação dos clientes. Mas, junto com isso, a empresa também garantiu qualidade de ponta em todos os seus produtos. Oferecer serviços personalizados em um ambiente altamente amigável também tem sido um fator primordial para um buzz positivo em torno da marca.
Algumas das instâncias de tais recursos são:
O nome do cliente é ilustrado com uma expressão feliz no copo.
A equipe estará sempre presente com um sorriso no rosto para atendê-lo.
A empresa é conhecida por oferecer a melhor qualidade do mercado superior a todos os seus concorrentes
O ambiente é agradável, com espaços para se sentar com conforto e música orquestral suave.
Eles oferecem aos consumidores wi-fi gratuito.
Oferece um cartão de fidelidade aos consumidores.
A ideia é de transformar o ato de beber um café em um evento, graças à fantástica experiência que a Starbucks garante.
Isso gera a base para um bom buzz marketing. A experiência única da Starbucks faz os clientes sorridentes postarem fotos do local com sua bebida em diferentes redes sociais. Isso é uma marca eficaz para a empresa.
Devido a uma presença de mercado tão inspiradora, personalizada, amigável e eficaz, o hype positivo em torno da marca ajudou a ter uma presença em mais de 75 países ao redor do mundo.
Esses foram apenas 2 exemplos de como as empresas conseguem que os clientes conversem positivamente sobre elas. Claro que essa é mais uma estratégia dentro de um plano maior de marketing, mas não deixe de programar ações para implementar um buzz eficiente. Você vai se surpreender.
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