top of page
  • Mauricio

Produtos com data fora da validade. Veja dicas e ideias para te ajudar a evitar esse problema.

Atualizado: 7 de jan. de 2020

Produtos com prazo vencido no estoque é um problema que com um pouco de organização pode ser evitado.


Produto vencido pode trazer além de prejuízo financeiro, sanções legais e até uma visão negativa do seu negócio para os clientes.  


A solução pode parecer fácil, afinal é uma questão de gestão. Mas gerenciar a vida útil de mercadorias com prazo para vencer, não é tão simples. O cuidado começa na compra com o fornecedor, armazenamento no estoque, até o local onde ficará exposto em seu negócio. 


Um bom sistema de gestão vai fazer a diferença, ele pode te ajudar a saber quais são os produtos que saem mais e avisa quando o estoque de determinada mercadoria está muito baixo. Isso lhe permite comprar a quantidade ideal para girar o negócio sem ter prejuízo. 

 

Porém, ainda assim a ação humana se faz necessária no caso de controle de validade de mercadoria, visto que, a arrumação física dos produtos, fazem grande diferença em suas vendas. Uma planilha específica para isso, pode ajudar muito.


Seguem aqui algumas dicas para quando os produtos estão próximos ao vencimento:


1 - No estoque produtos com prazo de validade, devem ter um controle mais rígido. Assim, separar itens por prazo de validade em seu almoxarifado em setores com letras, pode ajudar bastante. Por exemplo, os produtos classificados como A – itens que faltam 30 dias para vencer, na categoria C – itens faltam 90 dias, por exemplo.


2 - Separe as mercadorias em três tempos, por exemplo, faltando 20 dias (1ªfase), 10 dias (2ªfase) e 5 dias (3ªfase) para o vencimento (este período claro, vai depender do tipo de produto) você pode se organizar denominando este tempo por fases, visto que haverá variação de período para cada tipo de mercadoria;


3 - Produtos na 1ªfase, devem ser posicionados a frente das prateleiras de preferência na altura dos olhos do consumidor;


4 - Organize um cantinho de promoções com as mercadorias que se encontram na 2ªfase, é importante que o desconto seja significativo. Afinal a finalidade é que o produto saia, sendo assim, se for necessário vende-lo pelo preço de custo, vale à pena;


5 - Por fim, os produtos da 3ª fase podem ser colocados para degustação ou dados como brinde, nesta segunda opção, avise ao cliente que a validade está próxima. Assim ele vai ficar satisfeito com o brinde sem se sentir enganado por estar recebendo um produto próximo ao vencimento.


Dica importante


Utilizar um sistema para gerenciar seu negócio é fundamental. Com o Aivis você consegue saber quais produtos saem mais, determinar um estoque mínimo e /ou máximo de cada mercadoria, auxiliando bastante no controle de estoque. Assim você sabe quando e quanto deve comprar de cada produto, o que ajuda no gerenciamento do controle de validade.



132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page