Você ficou parado durante a pandemia e vai reabrir com a flexibilização? Veja dicas e cuidados importantes para a reabertura.
Com a pandemia e a necessidade da quarentena para tentar conter um aumento dos casos de infecção por covid 19 e o colapso da estrutura de saúde, ocorreu uma paralização de grande parte dos negócios e atividades financeiras e comerciais. Isso causa um problema grande na economia e por mais que o auxílio-emergencial tenha sido importante, ele não é suficiente, e um período muito longo de quarentena acaba se tornando insustentável. Demissões e empresas encerrando as atividades se tornaram uma triste realidade, e visando frear essa tendência, os governantes estão iniciando um plano de flexibilização da quarentena com a reabertura de atividades que não são consideradas essenciais, ainda que de forma parcial em alguns estados.
Se o local onde você exerce suas atividades vai permitir ou já permitiu a reabertura do comércio ou serviço, seguem algumas sugestões para manter as vendas e tentar diminuir prejuízos.
Segurança
Neste momento todos estão preocupados em se manter longe do temido vírus, sendo assim é importante para a proteção de seus funcionários e clientes ter álcool em gel disponível em seu estabelecimento, máscaras e limitar a entrada de clientes (sempre com máscaras). Se possível ofereça o álcool em gel aos clientes, logo na entrada do seu estabelecimento. Isso é importante para que seus produtos estejam desinfectados e aumenta a confiança das pessoas para manusear e escolher o que elas quiserem.
Quanto as máscaras, vale ressaltar, que é essencial ter este equipamento de proteção disponível para dar a pessoa que deseja entrar em seu estabelecimento e não está utilizando. Não esqueça de orientar a sua equipe de que solicite de forma educada e carismática ao cliente, que este a utilize para sua segurança e de todos a sua volta.
Com relação a limitação da entrada de clientes, oriente o funcionário responsável pela entrada, a estar sempre atento ao número de pessoas que saem, liberando imediatamente a entrada do mesmo número. Isso pode evitar filas ou diminuir o tamanho delas.
Atendimento Controlado
Alguns comerciantes optam pelo atendimento na porta do estabelecimento, mas esta forma limita muito as vendas. Por exemplo: se uma pessoa vai comprar uma caneca para dar de presente a uma criança, ao fazer este pedido, seu funcionário pode até lhe trazer todas as canecas de modelos infantis, mas se a pessoa não gostar de nenhuma, vai ser um desperdício de tempo para ambos, além de não ser tão seguro para seus funcionários e clientes, visto que estes ficam todos embolados na porta fazendo seus pedidos e concluindo a compra. Se a pessoa pode entrar na loja e escolher, mesmo que ela não goste de nenhuma das canecas a disposição no recinto, ela pode se interessar por outra coisa, ou ainda encontrar a caneca que buscava e levar outras coisas que não tinha em mente.
Permitir a entrada dos clientes de forma controlada, aumenta o número de chances de efetuar a venda de outros produtos, além daquele que a pessoa busca.
Equipe unida
Estar com sua equipe em sintonia faz toda a diferença. Funcionários bem dispostos e atentos as necessidades dos clientes podem conquistá-los. E neste momento onde todos estamos mais frágeis e muitos extremamente solitários, a atenção é uma forma de carinho com o próximo. Certamente este é o momento em que estamos vivendo que aquela frase corriqueira de vendedor “Em que posso lhe ajudar?” acompanhada de atenção e interesse em ajudar, é uma forma de deixar o cliente satisfeito com o atendimento.
Apresente aos seus clientes todos os seus canais de vendas
Se na época da quarentena você estava vendendo online, seja através de marketplace, site, redes sociais ou whast’up, aproveite este momento de reabertura para tornar este canal conhecido. Faça um cartão com os endereços e formas de atendimento e entregue aos clientes em seu estabelecimento, não apenas após finda a compra, mas também no ato do atendimento caso ele não tenha encontrado o que procurava. Se bem atendido, certamente esta pessoa vai guardar o seu cartão e quando precisar de algo pode entrar em contato pelos meios disponíveis.
Esta atitude tem vários pontos positivos, como lhe tornar conhecido, dar aos seus clientes mais possibilidades de comprar com você e além disso vão saber que podem contar com seus serviços ou produtos mesmo no caso de uma nova quarentena total.
Estoque em dia
É essencial também saber como está o seu estoque, itens sazonais podem ser colocados em promoção, fique de olho em produtos com validade, se mesmo conversando com seu fornecedor não for possível a troca destes, crie um cantinho para promoções.
Redução das despesas
Em momentos como este é muito importante diminuir as despesas, um bom sistema de gestão vai ajudar muito a organizar o seu negócio, de forma a lhe ajudar a minimizar e até cortar os gastos.
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