• Mauricio

Séries e filmes com ideias e dicas para o seu negócio

Confira uma seleção com dez dicas para você aproveitar o seu tempo livre e conhecer boas lições para aplicar na sua empresa.


Sempre me perguntam sobre filmes que possam inspirar novos negócios e ideias. Costumo responder que bons roteiros são desenvolvidos buscando o drama humano. São as dores e superações que inspiram e levam esperança ao público. Existem, porém, alguns filmes que podem nos dar caminhos e ajudar a motivar e agir de uma forma mais assertiva. Eles normalmente revelam bastidores e constroem a jornada de quem busca o crescimento profissional ou age inovando e persistindo, mesmo que os obstáculos infinitamente se multipliquem.

As histórias de sucesso, estão relacionadas ao prazer em vivenciar a jornada e não no pote de ouro no final do arco-íris.

Histórias são sobre pessoas


Interessante ressaltar que os filmes sempre falam de pessoas e podemos observar que elas sempre estão com problemas pessoais ou familiares significativos. Assim como no mundo real, as superações ocorrem em diferentes níveis e, nossas ações, são as sementes que podem fazer do amanhã um dia melhor. Observe que as histórias de sucesso, estão relacionadas ao prazer em vivenciar a jornada e não no pote de ouro no final do arco-íris.


Aqui estão 10 filmes que de alguma forma, trazem idéias, exaltam a luta, dão dicas e, principalmente, contam belas histórias que poderiam estar acontecendo conosco nesse exato momento.



Chef

Dirigido e estrelado pelo ótimo Jon Favreau, o filme mostra a decadência e a tentativa de se reerguer na carreira de um chefe que ainda precisa superar uma separação e melhorar o relacionamento com o seu filho. Além de engraçado, ele nos ensina que as dificuldades não podem nos impedir e que a simplicidade e a umildade podes ser um caminhos valiosos e edificantes. O elenco ainda conta com as belas presenças de Scarlett Johansson e da Sofía Vergara, assim como os talentos de Robert Downey Jr. e John Leguizamo.




Amor sem escalas

O enredo é sobre um executivo de uma grande empresa que tem como atribuição, demitir funcionários nas dezenas de filiais da empresa. Ele precisa lidar com as frustrações das pessoas e também com as suas ao ter que passar a maior parte do seu tempo entre quartos de hotéis e aeroportos. É um filme que trata com a competitividade e a institucionalização da vida pelo trabalho que nos leva a refletir sobre os caminhos que buscamos. É protagonizado por George Clooney e tem as presenças de Vera Farmiga, Anna Kendrick, Jason Bateman e Zach Galifianakis, entre muitos outros bons atores.


Julie & Julia

Meryl Streep arrasa mais uma vez em um filme que lhe rendeu um Oscar e um Globo de Ouro. O enredo conta a virada de mesa que uma mulher deu para sair de um emprego sufocante e se dedicar a desenvolver um projeto inusitado: preparar as 524 receitas do livro de culinária de Julia Child. Esse é um bom exemplo que como deve ser a jornada, da busca pelo que realmente gostamos de fazer e transmitir para as pessoas. Além de um ótimo filme, é também um prazeroso mergulho gastronômico na culinária francesa.



Um Senhor Estagiário

Aparentemente despretensioso, e deve até ser visto desta forma, um senhor aposentado retorna ao seu antigo local de trabalho como estagiário em uma empresa de vendas pela internet. Apesar de ser um universo desconhecido, aos poucos ele demonstra que possui habilidades de valor mesmo para uma empresa moderninha e representante da nova economia. Esse filme traz lições de como se portar, de compromisso e superação, além de abordar um tema complicado e necessário como a vida após a aposentadoria que pode ser desestimulante e sem desafios. Estrelado por Robert De Niro, o filme ainda conta com as encantadoras Anne Hathaway e Rene Russo.


StartUp

Série disponível no catalogo da amazon Prime, ela mostra a realidade de três pessoas que tentam emplacar suas ideias e atingir seus objetivos na dura realidade da Miami atual. Apesar do título e de questões ligadas a negócios relacionados a tecnologia, não se trata de uma série de nerds, mas sim de um drama de rua com drogas, disputas e jogos arriscados. Já na terceira temporada, Martin Freeman ancora o elenco que conta também com nome como Adam Brody, Addison Timlin, Ron Perlman e Mira Sorvino.




Shark Tank

Esse é um programa para a televisão que possui uma versão Brazuca e trata basicamente de empreendedores que apresentam suas ideias e projetos para uma banca de investidores que podem, inclusive, ajudar com financiamento e mentoria. O interessante é ver como os empresários fazem suas apresentações (pitch) e tentam ser convincentes para impressionar. Outro ponto bom é ver como os investidores encaram os projetos, quais perguntas são feitas e como avaliar rapidamente um negócio e seus pontos, tanto fortes como fracos. Além disso, pode ser uma boa fonte de inspiração para começar a empreender.



Silicon Valley

Essa é a clássica série sobre nerds e suas nerdisses na capital da tecnologia, onde nascem as maiorias das ideias mais inovadoras do mundo ocidental. A série utiliza muito bem as ambições e frustrações das StartUps, assim como as megalomanias e maneirismos dos CEOs e outros cargos catapultados para o estrelato pela mídia. Muitos empreendedores vão se identificar e até reconhecer situações comuns a esse universo. Com previsão de estreia para breve da sexta e última temporada, a série é uma comédia com episódios curtos e que vai deixar saudade.



Gigantes da Indústria

Série documental do History Channel, é um verdadeiro estudo sobre a ascensão do capitalismo predador implantado nos Estados Unidos por famílias que se encontram no auge da cadeia econômica até os tempos atuais. Para citar alguns, estou me referindo ao Rockefeller, Ford, Morgan, Vanderbilt e Carnegie. Eles duelaram e venceram as grandes disputas pelo transporte e indústria, e construíram a maior economia do mundo. Vale pelas lições e pela história que sempre soma culturalmente.



O Sócio

Esse é um programa para televisão, que é apresentado e pelo bilionário Marcus Lemonis, que encontra pequenas empresas em dificuldades e investe seu tempo e dinheiro para tirar esses negócios do buraco. A ideia é ótima, a espontaneidade é duvidosa, aparentemente tudo é roteirizado, mas isso não tira o brilho nem o interesse pelo programa. Ele proporciona grandes lições de gestão e empreendedorismo e, mais uma vez, foca nas relações humanas. Assim como o Gigantes da Indústria, pode ser assistido no History Channel.


Jiro dreams of sushi

Disponível no catalogo da Netflix, esse documentário mostra o dia a dia de Jiro Ono, um senhor com mais de oitenta anos e que continua trabalhando de forma incansável com seu restaurante em Tóquio. Atualmente com 93 Jiro Ono chamou a atenção ao servir o então presidente Barack Obama e, seguindo as tradições japonesas, ele sempre busca fazer um trabalho que persegue o caminho da perfeição. São lições de hierarquia, de controle, de etiqueta e resiliência. A paixão de Jiro Ono vai certamente inspirar a muitos pela dedicação incansável do sushi chef.



Conclusão


Mais do que simplesmente entreter, a arte deve nos provocar, nos fazer questionar e principalmente nos inspirar. Essas dicas podem aparentar simplicidade ou mesmo fazer parte de um senso comum, mas esses filmes possuem dicas valiosas que certamente vão construir grande empatia com quem os assistir por conta do plot apresentado. Não estou avaliando questões técnicas ou narrativas, o importante é como essas obras audiovisuais podem impactar positivamente nas decisões e ações dos jovens e até mesmo para os empresários mais experientes.


Aproveite bem o seu tempo livre e boa seção!


Se Você tem um negócio e precisa de organização e documentos fiscais, conheça o Sistema Aivis. Acompanhe a gestão da sua empresa, o controle do estoque e as emissões de notas fiscais em qualquer lugar, até mesmo pelo celular de forma simples e completa. Faça um teste grátis sem compromisso ou solicite uma demonstração.



0 visualização

RECEBA AS NOVIDADES

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle