top of page
  • Mauricio

Saiba mais sobre a nova modalidade de empréstimo para o seu negócio.



Se você tem uma empresa, está precisando de um empréstimo, mas tem dificuldades com as instituições financeiras devido a burocracia e taxa de juros muito altas, talvez a nova modalidade de empréstimos P2P, regulamentada recentemente pelo Conselho Monetário Nacional (CVM), seja uma boa opção.


Conforme a Resolução Nº 4.656, de 26 de abril de 2018, a SEP (Sociedade de Empréstimos entre Pessoas) é instituição financeira que tem por objeto a realização de operações de empréstimo e de financiamento entre pessoas exclusivamente por meio de plataforma eletrônica. Ou seja, será possível fazer um empréstimo com a intermediação de fintechs, não dependendo de instituições financeiras tradicionais.


Mas o que é uma fintech?


São empresas de tecnologia no setor financista. Uma nova forma de atuar no mercado financeiro em que empresas utilizam o modelo enxuto, fazendo uso de todas as facilidades e vantagens que a tecnologia e inteligência associada podem oferecer. Elas usam o máximo de eficiência com a melhor tecnologia. Essa combinação é poderosa. Imagine que você não precise mais ir a uma agência bancária, pois pode resolver pela internet e outros meios. Isso representa um ganho para o cliente e a necessidade de uma estrutura mínima para a instituição financeira, podendo esta, ter taxas ou promover ações por custos muito inferiores se comparado aos bancos tradicionais.


O que a SEP traz de vantagem para sua empresa?


Essa nova modalidade já utilizada em outros países, tem como objetivo aumentar a concorrência no sistema financeiro reduzindo os juros bancários, permitindo que um número maior de pessoas e empresas tenham acesso a serviços financeiros.

O modelo usado é chamado de “peer-to-peer leading”(empréstimo coletivo), e está crescendo em outros países.

Vantagens: Agilidade, juros mais baixos e a não obrigatoriedade de precisar de uma instituição financeira tradicional repleta de burocracias. Ah, segundo as regras estabelecidas pelo Banco Central, o valor do financiamento é limitado, sendo de até 15 mil reais, de cada credor para devedor. Mas não há impedimento de que o contratante opere com credores diferentes.


É sempre bom ter cautela com empréstimos


O acesso ao dinheiro pode ficar mais rápido e fácil com esta modalidade, porém é importante ser cauteloso, pense se realmente é necessário. Não se esqueça que a finalidade é prosperar, salvar ou melhorar seu negócio e não se endividar.

A primeira fintech autorizada para operar esse tipo de crédito foi a QI Tech, mas outras como a MOVA, por exemplo, também conseguiram autorização. Importante buscar o máximo de informação antes de fechar um contrato.


Ter um negócio de sucesso, requer planejamento, e ter um software de gestão é um grande diferencial, pois ele é uma ferramenta útil na atualização, análise e armazenamento dos dados de sua empresa. 


O Aivis é um sistema integrado de gestão em nuvem com: Gestão Completa - Contas a Pagar e a Receber, Vendas, Estoques, Cadastros, etc;  Emissão e gestão de NF-e e NFC-e; Controle Bancário; Frente de Loja rápido e em qualquer dispositivo; Geração de relatórios gráficos e profissionais; Comunicação interna, organizando e estimulando a comunicação da sua empresa; Organiza seus compromissos através de uma agenda integrada; Cadastre seus clientes, fornecedores, fabricantes, vendedores, funcionários, produtos e muito mais.


127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page