top of page
  • Mauricio

Você sabe o que é backoffice?

Atualizado: 8 de jul. de 2021

Veja qual a importância da retaguarda para os seus negócios.


Introdução


Quando realizamos uma compra não temos conhecimento de todo o processo que possibilita o acesso àquele produto, desde sua fabricação até sua oferta ao consumidor.

Muitas são as ações necessárias à perfeita produção e entrega de um produto.


Assim, para que uma empresa consiga realizar uma venda de forma coordenada e acertiva, é necessário não apenas ter o produto e bons vendedores, mas também ter um ótimo controle de estoque, uma boa logística e uma boa equipe administrativa que garanta a realização da venda e a entrega do produto ou serviço ao cliente no prazo estipulado.



Mas o que seria Backoffice?

Todo o trabalho realizado por uma empresa e que não possui um contato direto com o consumidor é conhecido como backoffice, ou seja, toda atividade dentro de uma empresa que colabora de forma indireta para a produção e venda de um produto.

Todo o trabalho realizado por uma empresa e que não possui um contato direto com o consumidor é conhecido como backoffice, ou seja, toda atividade dentro de uma empresa que colabora de forma indireta para a produção e venda de um produto.


Para melhor compreensão podemos citar como exemplo o controle de estoque acertivo em uma empresa, um bom trabalho de logística que possibilita a entrega do produto, o controle financeiro e administrativo e todo trabalho necessário ao bom funcionamento da empresa que não tenha relação direta com as vendas.



Mas qual a importância do backoffice para uma empresa?


Ter uma boa equipe responsável pela retaguarda da sua empresa é de extrema importância para garantir seu bom funcionamento de forma coordenada, assim como a fidelização e satisfação dos clientes.


Assim, todas as áreas encarregadas das atividades internas da empresa, como RH, TI, financeiro, contabilidade e até a advocacia, que trabalham com o suporte para outras áreas e para a administração das atividades empresariais, compõem o backoffice e refletem diretamente nos lucros e desempenho da empresa.


Essas áreas dentro de uma empresa não terão um contato direto com o consumidor final do produto ou serviço, mas seus processos garantirão que o produto chegue ao cliente da forma mais eficiente e satisfatória, trazendo maior economicidade e lucro à empresa.



Automatizando o backoffice


Uma excelente forma de automatizar os processos de sua empresa de forma a torná-los mais rápidos e precisos é através da contratação de um bom ERP de gestão.


Ao utilizar um sistema você terá um controle integrado de sua empresa podendo ter em tempo real o saldo do estoque, o lucro auferido pelas vendas, o controle financeiro e administrativo, assim como o acesso imediato aos relatórios necessários com informações quanto ao desempenho da empresa.


Ter um bom ERP, como o Sistema Aivis, por exemplo, possibilitaria a você, empresário, um amplo acesso aos dados de seu negócio, em tempo real através de um tablet, smartphone ou computador de qualquer lugar que estiver, bastando para isso ter acesso à internet.


Com isto, poderá ter amplo acesso a todo os processos de vendas, entradas de produtos, saldo em estoque, notas fiscais emitidas, lucro auferido, gastos, contas a pagar e a receber, dentre outras funções que garantirão não apenas a agilidade de suas vendas, como também a economicidade e integração dos processos internos de sua empresa, gerando assim maior satisfação do cliente.



46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page