Frente de loja (PDV)

Caixas

Fazendo aberturas, fechamentos e movimentações.

Conceito

O Sistema Aivis possui dois tipos distintos de caixa, o interno e o PDV. O caixa interno funciona como um cofre, ele faz basicamente movimentações. É para ele que os recebimentos devem ir, e é dele que os pagamentos devem se utilizar. Já o caixa PDV funciona como uma ação temporária, possuindo abertura e fechamento, com a transferência ao fechar para o caixa interno. Ele representa uma caixa físico que tem como objetivo, controlar as movimentações por um determinado período. 

Abertura e fechamento

Essa é uma ação essencial para quem trabalha com frente de caixa e precisa fazer o controle financeiro das movimentações do dia. É importante fazer as configurações em Perfis do PDV para cada operador, isso facilita as ações e evita erros. 

Financeiro > Contas e caixas

Clique no $ para fazer as ações no caixa.

Abertura

O PDV é a forma mais rápida para realizar uma venda e pode ser utilizado um leitor de códigos de barras para inserir os produtos, o que agiliza muito o processo. No PDV só existe um campo de inserção e é através dele que todas as ações relacionadas aos produtos devem ser feitas. 

Clique no botão ABERTURA. Vai aparecer uma tela para que você possa informar o saldo de abertura do caixa. É comum ter um saldo para o troco, e o ideal é que seja padronizado. No exemplo ao lado o caixa já fechou com o valor de 200 reais, assim na abertura ele manteve o valor.

Clique em REALIZAR ABERTURA,                                     o caixa passa a informar a data e hora da abertura.

Movimentação

No decorrer do dia, pode ocorrer a necessidade de fazer uma saída ou mesmo uma entrada no caixa. Vá em Contas e caixas,  no $ e clique em MOVIMENTAÇÃO.

Nesta tela você vai informar se é uma movimentação de saída ou de entrada, o valor, a natureza e como vai ocorrer a movimentação no extrato. Pode ser uma transferência entre contas  ou uma retirada. Nesse exemplo ao lado, temos um pagamento de um transporte. É uma saída simples, sem ocorrer transferência entre caixas. Todas as ações financeiras ficam registradas no extrato e nos relatórios de fechamento do caixa.

Clique em REALIZAR MOVIMENTAÇÃO.                                            Isso pode ser feito sempre que necessitar. 

Fechamento

Quando for encerrar as atividades do dia, é necessário que ocorra o fechamento do caixa. Em Contas e caixas,  clique no $. Neste momento você já pode conferir o caixa e se os valores estão corretos nas diferentes formas de pagamento. 

Em TOTAIS, você vai encontrar um relatório completo tanto para 80mm, como para o formato A4. Confira os valores e se necessitar, pode conferir em Todas as Vendas ou no extrato. Tenha sempre muita atenção para conferir os valores, crie uma rotina.

Clique em FECHAMENTO e na sequência escolha para qual caixa interno vai transferir (podem ser caixas diferentes para formas de recebimento distintas), e qual o saldo vai ficar no caixa para a abertura no dia seguinte. O sistema vai sugerir o mesmo valor da abertura. Para terminar Clique em REALIZAR FECHAMENTO. 

Todos os fechamentos ficam armazenados. Basta clicar na aba ABERTURAS DE CAIXA (PDV) em contas e caixas. Assim você pode conferir sempre que precisar.

Boa dica

Quando ocorrer troca com notas fiscais, lembre-se de emitir a nota de devolução do produto que retornou. 

Estamos à disposição! Precisando de ajuda é só chamar nos contatos abaixo.

rodape vendas azul3.png