• Mauricio

Novas atividades dispensadas de alvará

Atualizado: Nov 10

Veja as atividades que recentemente estão dispensadas de alvará.


Com a lei da liberdade econômica, sancionada em setembro do ano passado (Lei13.874/2019), algumas atividades ficaram dispensadas de licenças e alvarás para começarem a funcionar, o objetivo é facilitar a abertura das empresas.


Importante ressaltar que, compete aos estados e municípios definir quais são as atividades que consideram de baixo risco, sendo necessário também que os entes federados enviem ao Governo Federal uma tabela com a classificação de cada uma das atividades. Por esta razão uma atividade pode ter o alvará dispensado em um estado e exigido em outro. Sendo assim, não deixe de consultar um contador ou se informar na prefeitura do município onde vai abrir sua empresa.

Confira 15 novas atividades com alvará dispensado:

1- Fabricação de conservas de frutas; 2- Fabricação de conservas de legumes e outros vegetais, exceto palmito; 3- Fabricação de sucos de frutas, hortaliças e legumes, exceto concentrados; 4- Fabricação de alimentos e pratos prontos; 5- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para motocicletas e motonetas; 6- Comércio a varejo de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas; 7- Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral; 8- Comércio varejista de artigos de cama, mesa e banho; 9- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal; 10- Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento; 11- Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, com entretenimento; 12- Serviços ambulantes de alimentação; 13- Serviços de alimentação para eventos e recepções – bufê; 14- Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar; e 15- Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes.

Uma outra facilidade para os empreendedores é que agora, de acordo com a Resolução 57/2020, o Alvará de Funcionamento Provisório, obrigatório para atividades de médio risco, é gerado através da internet, o empresário não precisa apresentar dados e documentos presencialmente.


Leia também o artigo completo com a lista de atividades que já estavam liberadas do alvará antes da sanção da lei (Lei13.874/2019).

https://www.blog.aivis.com.br/post/atividades-que-n%C3%A3o-necessitam-mais-de-alvar%C3%A1

Está pensando em abrir um negócio? Conheça um sistema de gestão empresarial simples, completo, com o melhor custo benefício do mercado e que também emite notas fiscais. Com o  AIVIS é possível simular notas fiscais, emitir relatórios, cadastrar mais de uma empresa em uma única conta, dentre muitas outras funções que vão fazer a diferença no seu negócio.

 

Acesse http://www.aivis.com.br e faça um teste sem compromisso.

2,066 visualizações