top of page
  • Mauricio

Como liderar equipes em home office

Vantagens e desafios para manter motivada uma equipe trabalhando em suas casas.



Diante deste cenário de pandemia e da necessidade de fechar as portas temporariamente, empresários de diversos ramos adotaram o home office a fim de manterem suas empresas funcionando e as atividades a todo vapor.


Muitos empresários viram-se diante de novos desafios, e se aventuraram, com sucesso, em desbravar novas áreas de negócios, investindo em vendas e marketing digital. Outros alteraram toda a rotina dos escritórios para o ambiente doméstico e acabaram surpreendendo-se com os resultados positivos alcançados.


Claro que toda mudança traz novos desafios a serem superados, mas muitos empreendedores e gestores que adotaram o home office para sua equipe, perceberam que, detectando e buscando boas soluções em equipe para os possíveis impasses, o home office acaba sendo uma excelente forma de reduzir os custos para a empresa e atingir as metas esperadas, tendo, inclusive, um maior retorno.

Muitos gestores, ao adotarem esta nova rotina de trabalho, questionaram-se sobre como liderariam seus colaboradores à distância e como deveriam conduzir sua equipe para alcançar os melhores resultados.

Tendo em vista nossa experiência de trabalho neste campo, trouxemos algumas dicas para você que inicia essa implementação em sua empresa.



Confiar e demonstrar confiança


Uma das principais características necessárias para ser um lider é a capacidade de confiar e demonstrar confiança aos seus colaboradores. Muitos líderes não conseguem obter o máximo potencial de sua equipe por não terem formado um bom vínculo de confiança com ela.


Assim, para obter um excelente resultado de sua equipe, mesmo à distância, é necessário interagir com seus colaboradores motivando-os constantemente, a fim de que eles mantenham-se proativos e busquem os melhores resultados em seus trabalhos.


Claro que por estarem em home office o espaço de trabalho deve continuar sendo respeitado pelo gestor, evitando envio de mensagens e cobrança de metas fora do horário de expediente.



Definir metas


A melhor forma de se trabalhar em home office é definindo metas e estabelecendo prazos.


Como o home office trata-se de uma situação nova para muitas pessoas, é normal que no início seja encontrada diversas dificuldades por parte tanto da equipe quanto do gestor. Assim é imprescindível que o líder saiba guiar seus colaboradores pelo caminho mais produtivo para alcançar seus resultados.


Assim, o líder, trabalhando com metas, consegue demonstrar para seus colaboradores que é possível trabalhar e alcançar resultados com liberdade de horário.


Através da implementação de metas e prazos o colaborador não tem a obrigatoriedade de cumprir com o horário da rotina de escritório, podendo conciliar sua vida profissional e familiar, desde que cumpra com as metas estabelecidas e dedique-se ao máximo no alcance de resultados.


Reunir uma boa equipe


Para que bons resultados sejam alcançados quando o trabalho é realizado à distância, é fundamental que exista uma boa comunicação entre líderes e colaboradores.


Um dos passos principais a ser dado para que isso ocorra, é o líder ter um bom conhecimento de sua equipe, tanto a forma de trabalho e especialidades de cada um, como também as expectativas futuras de crescimento pessoal que cada um dos colaboradores possui. Isto será fundamental no processo designação de funções e definição de metas para um alcance positivo de resultados.


Outro ponto fundamental é que os colaboradores saibam que o líder está sempre aberto para novas ideias, opiniões, feedbacks e planejamento de carreira.

Avalie sempre as atividades realizadas por seus colaboradores, isto servirá como base de controle de desempenho e como motivação.


Com certeza, após este cenário de pandemia, o home office será mantido e implementado por diversas empresas. Não apenas por ser uma excelente forma de redução de custos para as empresas, como também por conseguir um maior alcance de resultados, comprovado, quando se tem uma equipe realmente engajada.



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page